quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ARIANO SUASSUNA

Como prometido, aqui vai a íntegra da entrevista que fizemos eu, o cinegrafista Juan Pablo e o radialista e blogueiro Ikeda Gomes, com Ariano Suassuna.

O mestre conversou conosco no último domingo em Areia, onde encerrou a programação do Festival de Artes com uma concorrida aula/show.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DIÁLOGO COM UM MESTRE


Na manhã de domingo partimos de Guarabira, eu o cinegrafista Juan Pablo e o radialista e blogueiro Ikeda Gomes. O destino foi a cidade de Areia onde à tarde seria encerrado o Festival de Artes com uma aula/show do escritor paraibano Ariano Suassuna.

Por conta da idade e da fragilidade da voz, o autor de O auto da Compadecida pediu que as entrevistas fossem feitas pela manhã, para que ele pudesse descansar antes da aula.

Chegamos à Pousada Villa Real com a gravidade de quem vai entrevistar um mestre da literatura, um ideólogo da arte, um artista tão paraibano quanto universal.

A conversa foi agradável, com a simplicidade e inteligência dos grandes homens, Ariano respondeu aos meus questionamentos e, humildemente, se absteve de falar sobre aquilo que ele julgou não ser de seu domínio.

No final ainda presenciamos um bate papo de Ariano com Genival Lacerda, também hospedado na mesma pousada.

A fotografia  perpetuou este domingo inesquecível.


§

Logo, logo, publicaremos aqui o vídeo com a íntegra da entrevista.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

AREIA: FESTIVAL E IDENTIDADE


Ontem a secretaria de Cultura do Estado divulgou a programação do Festival de Artes de Areia. Isso mesmo, este ano o Festival -  famoso nos anos 70 e 80 e que ganhou edições esporádicas nos anos 90 e em 2005 e 2007 - não será organizado pela prefeitura de Areia ou por entidades culturais locais. Um ou outro areiense cochichou que "o Governo se apropriou do festival".

Bem, se o Estado se apropriou ou não, o fato é que o evento voltou com tudo ao cenário. O foco está totalmente voltado para a discussão de nossa identidade cultural. A programação é vasta e diversificada, começando no dia 14 e terminando com a participação de Ariano Suassuna no domingo 17. A presença de Ariano, aliás, confirma a intenção da Secretaria de promover uma revalorização de nossas raízes. As principais atrações do Festival - além de Ariano, Zé Ramalho, Sérgio de Castro Pinto, Hildeberto Barbosa, Mayana Neiva, Amazan, Kátia de França e Genival Lacerda - são artistas paraibanos.

Acertou o secretário Chico César em propor este perfil. A Paraíba precisa reencontrar os próprios valores e voltar a se admirar.

A paternidade da iniciativa é o que menos importa quando o que se propõe é um resgate da tão combalida auto-estima paraibana.