quarta-feira, 7 de setembro de 2011

AREIA: FESTIVAL E IDENTIDADE


Ontem a secretaria de Cultura do Estado divulgou a programação do Festival de Artes de Areia. Isso mesmo, este ano o Festival -  famoso nos anos 70 e 80 e que ganhou edições esporádicas nos anos 90 e em 2005 e 2007 - não será organizado pela prefeitura de Areia ou por entidades culturais locais. Um ou outro areiense cochichou que "o Governo se apropriou do festival".

Bem, se o Estado se apropriou ou não, o fato é que o evento voltou com tudo ao cenário. O foco está totalmente voltado para a discussão de nossa identidade cultural. A programação é vasta e diversificada, começando no dia 14 e terminando com a participação de Ariano Suassuna no domingo 17. A presença de Ariano, aliás, confirma a intenção da Secretaria de promover uma revalorização de nossas raízes. As principais atrações do Festival - além de Ariano, Zé Ramalho, Sérgio de Castro Pinto, Hildeberto Barbosa, Mayana Neiva, Amazan, Kátia de França e Genival Lacerda - são artistas paraibanos.

Acertou o secretário Chico César em propor este perfil. A Paraíba precisa reencontrar os próprios valores e voltar a se admirar.

A paternidade da iniciativa é o que menos importa quando o que se propõe é um resgate da tão combalida auto-estima paraibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário