terça-feira, 14 de junho de 2011

DEUS: DÁ PRA EXPLICAR?

 De acordo com o site http://www.arteducacao.pro.br , 14 de junho é o Dia Universal de Deus ( favor não confundir com outras "universalidades"). Confesso que não sei por que motivo a data foi associada ao tema. De toda forma, a informação me fez pensar sobre o conceito de divindade. Como enxergamos o sagrado desde o tempo em que costumávamos morar nas cavernas. É interessante perceber como nas comunidades mais primitivas esta noção de algo superior e incriado povoa nosso imaginário.

Independente das opiniões em contrário, acredito que haja verdade na ideia de que a inteligência não pode surgir do caos. A harmônica arquitetura cósmica e microscópica dá lugar a ideia de que uma inteligência suprema coordena tudo.

O problema é que, além dessa lógica, sobra gente tentando explicar "quem" (como se fosse uma pessoa) ou o que é Deus. No fim das contas, falam muito e dizem quase nada.

Diz a lógica que tudo o que se aproxima da ideia de perfeição, teoricamente, se aproxima de Deus. Mas o próprio conceito de perfeição é falho, por ser observado através do caleidoscópio de nossa consciência imperfeita.

Se Deus se chama Iaweh, Alah, Tupã ou se eles todos são faces dessa divindade, o fato é que a tentativa de explicá-lo e compreendê-lo atravessa os milênios com poucos resultados.

É como se o sentimento, imponderável como o divino, estivesse mais apto a avançar nessa relação. Sentir Deus seria menos desconcertante do que tentar entendê-lo, como bem ilustrou Gilberto Gil numa de suas mais inspiradas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário