domingo, 10 de abril de 2011

NO DIA DA ENGENHARIA...


Nós não vamos falar de tijolos ou concreto, nem de engrenagens, nem de nada referente à física, ou qualquer outra ciência exata, dessas que se aprende nos bancos escolares. Hoje vamos falar de Construção.
Construção é o disco lançado por Chico Buarque de Hollanda em 1971. 
A obra é o resultado de um amadurecimento do compositor, que estava com 25 anos, casado e era pai de uma filha, Sílvia. Também é o 1º disco do compositor após seu exílio na Itália depois do AI5. A propósito, a canção Samba de Orly, uma das pérolas do álbum, foi feita por Chico em parceria com Toquinho e Vinícius de Morais. O motivo foi uma visita de Toquinho à casa da família Buarque em Roma. Na verdade o parceiro do Poetinha embarcou de volta para o Brasil no Aeroporto de Fiumicino, na capital italiana, mas como o aeroporto francês de Orly era mais conhecido dos brasileiros, Chico tomou esta liberdade poética.
Um outro aspecto marcante de Construção são os arranjos, assinados pelo maestro Rogério Duprat, referência do tropicalismo. Duprat deu a Chico a oportunidade de se afastar da imagem de "novo Noel Rosa", com orquestrações fortes e ousadas como em Deus lhe pague, que abre o disco.
Além disso, o álbum traz algumas das mais significativas composições Buarqueanas como Cotidiano,Valsinha (em parceria com Vinícius), Olha Maria (com o auxílio luxuoso do piano de Tom Jobim, parceiro na composição junto com o Poetinha) e a faixa título, uma das mais bem elaboradas obras da engenharia poética de Chico Buarque de Hollanda.

Um comentário:

  1. A chamada blogosfera ganha muito com a chegada de Herbert, a quem trato carinhosamente de Ebinho.
    Repórter televisivo revela o seu talento não só pela concisão do texto, mas pela ossatura intelectual que lhe da suporte. Livre os arroubos juvenis e da influência nefasta dos grupos políticos que atuam na área de comunicação, cresce o jornalista na expressão exata que a profissão necessita. Parabéns Ebinho, pela trajetória e pelo que há de vir.
    Alexandre Moca

    ResponderExcluir