quarta-feira, 27 de abril de 2011

BARRIGAS E NOTÍCIAS



Desde que foi encontrado o corpo do Cabo PM Joseeldo da Silva Pereira - com duas perfurações de bala no rosto, na casa de veraneio dele na Baía da Traição, na última segunda-feira - presenciamos uma corrida desesperada em busca de informações sobre o caso. Alguns companheiros da imprensa do brejo, e também da capital, se apressaram, consultaram fontes erradas e puseram no ar várias informações desencontradas e imagens deprimentes. Esqueceram todos, ou quase, que a informação apurada é a melhor a ser publicada. Notícias prematuras e não confirmadas, dadas no afã de furar a concorrência, tem um nome no jargão jornalístico: Barriga. Muitas vezes as barrigadas ofendem a família ou a memória da vítima e até prejudicam investigações.
Neste caso deram bom exemplo os companheiros Jean Gomes e Fabiano Lima, da Guarabira FM. Na manhã de hoje eles entrevistaram o delegado do caso, Walter Brandão, que esclareceu uma série de dúvidas e dissipou especulações que circulavam na imprensa.
Uma delas foi o resultado negativo do residuograma de pólvora feito na companheira da vítima. O fato, segundo ele, não a inocenta, visto que a coleta de evidência aconteceu mais de 24 horas depois do suposto horário do crime. Isso seria suficiente para que os indícios pudessem desaparecer. Ele não descartou a hipótese de crime passional, nem da presença de uma terceira pessoa na cena do crime. Afirmou também que dúvidas importantes vão desaparecer quando o laudo do exame cadavérico ficar pronto. Uma informação chave seria a hora da morte do policial.
Por outro lado o delegado não excluiu a possibilidade de o crime ter sido praticado por pessoas envolvidas com práticas ilegais, que estivessem insatisfeitas com a atuação firme do PM.
Jean e Fabiano sabem mais informações de bastidores sobre o caso, mas não publicaram nada, nem questionaram ao delegado. Isso é uma questão de responsabilidade. Algumas notícias, nesse momento, atrapalhariam o andamento das investigações.


Um comentário:

  1. Hebinho, isso é ética. Coisa às vezes um tanto rara...
    Querido colega e confrade, seus textos são excelentes, tanto impresso quanto para vídeo! Muito bom, bem escritos, "redondos", claros, objetivos e gostosos de ler ou ouvir.
    Você é um exemplo de competência!
    Sabe de uma coisa, como diz meu filho, "quando eu nascer de novo", quero ser igual a você!!!
    rsrsrs
    bjssssssssss
    (renata maia)

    ResponderExcluir