sexta-feira, 8 de abril de 2011

ENTREVISTA - HARYANNE ARRUDA

Haryanne Arruda de Araújo nasceu em Pombal, mas sempre morou em João Pessoa. Filha de um Engenheiro Agrônomo e de uma Funcionária pública acabou enveredando pelo jornalismo. Atualmente é editora do jornal JÁ e também repórter e apresentadora da Tv Correio. Numa conversa informal ela falou ao Televisionário sobre profissão, redes sociais, família, amigos e diversão.

_Há uns tempos atrás você mostrava no Orkut uma foto sua quando criança. Aquela menininha já pensava em jornalismo ou televisão?

Eu comecei a me interessar por jornalismo por volta dos 17 anos, quando eu acessava o mIRC (um dos primeiros bate-papos da internet). Naquela época, eu acessava com o nick de LoisLane (namorada do Superman que é jornalista). Dai acho que transformei o virtual em real. E hoje adoro a profissão.

_Você curte internet, tecnologia, redes sociais, não é?
Desde que me entendo por gente, tenho acesso às novas tecnologias. Acho que muito foi influencia do meu pai, que sempre esteve à frente de seu tempo em relação a isso. Lembro que, quando eu tinha uns 10 anos, ele comprou o primeiro computador. Então passei por muitas etapas na questão informática e tudo que sei hoje eu aprendi fazendo, tentando.
Lembro que meu pai foi o assinante numero 2 da NetwayBBS, primeiro provedor de internet de da PB.
_Ainda sobre Lois Lane. Num dos filmes, ela sobe a Torre Eiffel do lado de fora do elevador em busca de uma notícia que poderia render um prêmio. O quão longe você iria por um furo jornalístico?
Eu acho que todo jornalista quer emplacar uma matéria exclusiva e furar a concorrência. Quando se consegue um nível de profissionalismo e se trabalha com ética, as notícias chegam sem muitos esforços. Nunca passei por uma situação de fazer coisas extraordinárias por um furo. Mas se a notícia vem até você, é sinal que você tem credibilidade. E é isso que acontece comigo.
_Quando você saiu da universidade demorou prá entrar no mercado? E mais, houve aquele choque academia/redação?
Quando eu comecei a cursar jornalismo, em 1999, sempre tive a preocupação de correr atrás de estágios. No 2º ano de curso, eu já estagiava numa agência de publicidade (9ideia), como redatora publicitária. Passei um bom tempo lá. Depois recebi a proposta de estagiar na produção da TV Correio. No último ano do curso, fui convidada pra ir pra assessoria de comunicação da Saelpa/Celb.
Fiquei lá quase dois anos e só saí pra começar a ser repórter da TV Correio e repórter da editoria de Economia do próprio Correio da Paraíba.
Acho que os estudantes devem procurar se infiltrar no mercado logo cedo. Você conhece as pessoas certas e quando acaba o curso é bem mais fácil ser efetivado porque as pessoas já conhecem seu trabalho.
_Repórter de Tv, jornal, apresentadora de programas policiais e de política. Tem alguma atividade preferida?

Eu acho vida de repórter a coisa mais bacana. Primeiro porque você conhece lugares e pessoas que você nunca teria oportunidade de conhecer se você não fosse repórter de rua. Gosto de contato com o povo, de contar as histórias pitorescas. Por isso gosto de ser prestadora de atenção.
Em relação a ser apresentadora de político é uma nova experiência. Nunca fui muito fã dessa área, mas depois que comecei, em Janeiro, peguei gosto. Mas a questão de eu exercer o trabalho no estúdio é totalmente diferente do meio da rua.
Procuro sempre fazer as matérias de política de um jeito que qualquer pessoa entenda. E acho que esse é o papel do repórter: descomplicar o que é complicado de se entender.
No JÁ, onde eu atuo como editora executiva é outra história, porque jornal impresso é totalmente diferente de texto de TV. E como o tablóide supre um gênero que não existia antes na Paraíba, se transforma num desafio todo dia. A linguagem é diferente e a abordagem também.
_Qual os momentos que você considera os mais marcantes de sua carreira?
Acho que o fato mais marcante foi quando aconteceu aquele incêndio no Presídio do Róger, não lembro bem a data exata (outubro de 2009 – NE). Mas eu me lembro que fui uma das primeiras a chegar ao local e me choquei bastante quando os agentes penitenciários começaram a retirar os presos queimados de dentro do presídio.
Era uma cena que eu nunca tinha visto e me chocou bastante. Nesse dia, a TV Correio ficou ao vivo do local, das 9h da manhã até as 15h. Entrei ao vivo em todos os programas da grade e ainda fiz três vivos nacionais para a Record News.
Fui um dia exaustivo. Acho que vai ficar marcado pra sempre.
Os momentos positivos, eu sempre falo que são quando ajudamos as pessoas. Quando fazemos matérias de apelo e as pessoas conseguem o que estavam precisando. Lembro de um casal que estava junto há quase 60 anos e o homem estava doente, precisando de fraldas. Os dois moravam num quarto bem pequeno.
Um dia após a reportagem o local não cabia de tanta coisa. Eu mesma voltei lá pra fazer a matéria e foi realmente emocionante.
_Tem alguma coisa na profissão que vc ainda não fez, mas tem vontade?
Eu tenho vontade de experimentar o rádio. Até hoje, de todas as mídias, essa foi a única com que eu ainda não tive oportunidade de trabalhar. Acho que deve ser bacana porque o feedback os ouvintes é imediato.
_Muita gente fala que nos bastidores os meios de comunicação são complicados, por causa dos egos, etc, Você acha o meio "perigoso"?
Eu acho que as pessoas têm que saber separar as coisas. Claro que alguns egos são inflados e em muitos casos isso é bem visível. Quem trabalha em TV, por exemplo, fica muito exposto. Tem muita gente que se acha o bambambam e por isso consegue ganhar a antipatia dos outros sem nenhum esforço.
_O mar, piña colada...quais suas paixões fora da redação?
Eu adoro estar com meus amigos. Amigos de verdade. É com eles que me divirto sem me preocupar com nada. Gosto do mar e sempre posso estou com o pé na área. O Piña Colada é um bar especializado em drinks que virou um refúgio. Toda semana eu e meus amigos nos encontramos lá pra jogar conversa fora. O local é agradável e os donos já se tornaram amigos.
Fora isso, sempre que dá, balanço o esqueleto. Gosto de rock e tenho amigos que tocam em bandas bacanas. Então é isso.
Ah, meu pai e meu irmão fazem um churrasco show de bola. E muitas vezes, à noite, quando chego em casa, tem um cheirinho bom de família.
_Haryanne Arruda em 140 caracteres:
Jornalista e prestadora de atenção em tempo integral. Escorpiana, bem humorada e viciada em chocolate. Doida pra que tudo dê certo.
Faltaram 9 caracteres (risos).

4 comentários:

  1. Começou bem! Parabéns pelo blog.
    Joseilton Gomes (Ikeda)
    www.cadernodematerias.com

    ResponderExcluir
  2. Ei, essa foto tem crédito: por Helton Nóbrega. Hehehe... Muito boa a entrevista e ótima escolha para entrevistada! =D

    ResponderExcluir
  3. Eitaaaa Hary arrasando sempre!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. disseram na radio que vc foi uma das mais gatas da festa cem reis arrazou em!
    quem pode pode quem não pode se esconde !

    ResponderExcluir