segunda-feira, 2 de maio de 2011

HOMENAGEM A RAFAEL DE CARVALHO



Neste final de semana tivemos o prazer de conhecer Mary, Roberta e Rogéria Neubauer de Carvalho, respectivamente viúva e filhas do ator, dramaturgo, compositor e escritor Rafael de Carvalho. Elas vieram prestigiar a abertura da exposição Rafael de Carvalho, um artista do povo - 30 anos de saudade, que vai se prolongar durante todo o mês de maio em Caiçara, cidade natal do homenageado. Conversamos com elas e pudemos sentir a emoção das lembranças que guardam de um homem que nunca esqueceu suas origens e a cultura popular da Paraíba. Um cidadão que lutou contra a ditadura militar e que foi perseguido por ela. Um artista múltiplo que estava se perdendo na memória dos paraibanos.

Rafael nasceu em Caiçara em 1918 e fez carreira no cinema, atuando em 34 filmes, entre eles, películas importantes como Macunaíma, Terra em Transe, O homem que virou suco, Fogo morto e Eles não usam black tie. Escreveu teatro e participou de programas humorísticos nas TVs Exelsior, Rio e Tupi. Também atuou em novelas como a primeira, e censurada, versão de Roque Santeiro e as popularíssimas Gabriela, Saramandaia e O bem amado. Seu último trabalho na telinha foi a novela Rosa Baiana, veiculada na TV Bandeirantes em 1981, ano de sua morte. Escreveu livros e vários folhetos de cordel, chegando a ser presidente da Associação Brasileira de Cordelistas e também foi um dos precursores do Museu do Folclore do Rio de Janeiro, o maior do gênero no Brasil.

A exposição está sendo organizada pelos voluntários do Grupo Atitude e reúne um bom acervo a respeito do artista, incluindo vários vídeos de seus filmes e novelas. Vale a pena conferir esta bela iniciativa que tenta corrigir o injusto hábito que temos de relegar nossos artistas ao ostracismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário