terça-feira, 17 de maio de 2011

CULTURA E RESISTÊNCIA

Hoje estive em Areia, patrimônio histórico brasileiro, para acompanhar a programação que marca os 165 anos de emancipação política da cidade. No Teatro Minerva, o primeiro fundado na Paraíba, foi aberto o II Seminário de Turismo e Identidade Cultural. O evento contou com as presenças de Chico César, Secretário de Cultura do Estado, de Oliveira de Panelas e do professor Aderaldo Luciano, doutor em literatura de cordel.

As palestras giraram em torno da revalorização das raízes culturais nordestinas. Chico César, que foi injustamente crucificado nos meios de comunicação por afirmar que o Estado só vai pagar por atrações que tenham identidade com nossa cultura, reafirmou a posição e deu um exemplo interessante: segundo ele, em recente viagem de João pessoa a Catolé do Rocha - ou seja, num período de pelo menos seis horas - procurou por todas as frequencias do dial em busca de um único forró legítimo e não encontrou. Não duvido. E esta é a verdadeira ditadura da mediocridade. O que o secretário quer é, somente, abrir espaço para aqueles que não se renderam ao dinheiro fácil e insistem heroicamente em fazer música nordestina legítima.

Aderaldo Luciano falou sobre a importância do cordel para o Nordeste e como o gênero passeia por temas que vão do cangaço ao realismo fantástico, das pelejas às notícias mais recentes. O cordel como ferramenta didática e trincheira de resistência cultural foram temas que o professor defendeu com ênfase e paixão.

Oliveira de Panelas, um verdadeiro virtuose do repente, impressionou jovens e idosos com rimas que pareciam saltar de sua boca. E no tema da resistência e valorização das matrizes culturais de nossa terra, fuzilou: "Eu não troco meu oxente, pelo ok de seu ninguém". 

A razão do mestre é incontestável. Não que devamos virar as costas para tudo que não é nosso, mas, nos lembremos de fincar primeiro nossas raízes antes de ligarmos nossas antenas.

Oliveira de Panelas

Um comentário:

  1. Valeu Hebert...obrigado pelo comentário....e sobre seus textos, quem sou eu pra avaliar..rs ..excelentes !!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir